MAIORIA DOS BRASILEIROS ACREDITAM QUE BRASIL ESTARIA PIOR SE AÉCIO TIVESSE VENCIDO ~ Macaparana Hoje - Informação com agilidade!

AGORA NO BLOG...

sexta-feira, 24 de julho de 2015

MAIORIA DOS BRASILEIROS ACREDITAM QUE BRASIL ESTARIA PIOR SE AÉCIO TIVESSE VENCIDO


JORNAIS PUBLICAM UMA PESQUISA DE OPINIÃO MOSTRANDO BAIXA POPULARIDADE DO GOVERNO DILMA, MAS SÓ CONTARAM METADE DA HISTÓRIA, TODO MUNDO ESTÁ MAL AVALIADO NA PESQUISA



Os jornais publicam uma pesquisa de opinião CNT/MDA mostrando baixa popularidade do governo
Dilma (7,7% de avaliação positiva e 70,9 negativa), mas só contaram metade da história.


Todo mundo está mal avaliado na pesquisa.


Para se ter uma idéia, a maioria dos que responderam (47,4% x 44,8%) acham que Aécio Neves faria um governo pior ou igual ao de Dilma, se o tucano tivesse vencido a eleição.
47,4% acreditam que se Aécio Neves tivesse vencido a eleição, o governo dele estaria pior ou igual ao de Dilma..44,8% acreditam que estaria melhor. É menos do que o percentual de votos úteis que Aécio teve no segundo turno (48,36%).


Se já é difícil confiar em determinadas pesquisas de opinião, estas que tem saído ultimamente parecem mais uma pegadinha. Pega o entrevistado em um momento que o noticiário só fala de crise e corrupção (mesmo que a bola da vez seja um Eduardo Cunha), quando o cidadão anda com peśsimo humor com políticos em geral, e perguntam como avaliam a presidenta, bombardeada diariamente no “manchetômetro” com notícias negativas, pelo menos desde junho de 2013. Seria um milagre se o resultado viesse bom.


Ora, se perguntassem o que acham da atuação de Aécio Neves como senador daria uns 99% ruim e péssimo.
Na avaliação das Instituições, todos os entes políticos estão pessimamente avaliados:


Governo: 2,0% confiam sempre e 56,2% não confiam nunca
Congresso Nacional: 1,6% confia sempre e 51,6% não confiam nunca.


Partidos políticos: 1,0% confia sempre e 73,4% não confiam nunca.


Justiça e polícia também estão mal na fita, com saldo negativo:Justiça: 10,5% confiam sempre e 24,8% não confiam nuncaPolícia: 8,9% confiam sempre e 23,5% não confiam nunca.


Mesmo assim, a pesquisa mostra que na batalha da comunicação o governo continua perdendo feio. Ainda que a atual oposição não esteja propriamente ganhando, o governo é quem mais está na vitrine e perde em desgaste. Para cada pauta positiva que consegue emplacar timidamente por um dia, tem uma goleada de pautas negativas nas semana e no mês ocupando todo o noticiário.


Os governos estaduais e municipais, que não sofrem bombardeio na mídia, também não estão bem avaliados. Varia de estado para estado e de cidade para cidade, é claro, mas a média nacional deu saldo negativo:


ESTADUAL: 25,3% avaliam o governador de seu Estado como bom ou ótimo, 40,5% como regular e 27,3% como ruim ou péssimo.


MUNICIPAL: 29,2% avaliam o prefeito de sua cidade como bom ou ótimo, 31,5% como regular, 37,8% como ruim ou péssimo.


Faltando mais de três anos para as eleições de 2018 a pesquisa ainda veio testar cenários para eleição presidencial e colocou Aécio vencendo Lula (em segundo turno a pesquisa fala que até Serra e Alckmin venceriam Lula).





Blog do Carlos Araujo







←  Anterior Proxima  → Página inicial