Municípios da Paraíba têm mais eleitores que habitantes ~ Macaparana Hoje - Informação com agilidade!

AGORA NO BLOG...

segunda-feira, 27 de julho de 2015

Municípios da Paraíba têm mais eleitores que habitantes


Levantamento mostra que das 98 cidades incluídas no cadastramento, dez têm distorções


eleicao1


Dos 98 municípios da Paraíba onde haverá recadastramento biométrico do eleitorado, o número de votantes supera o de habitantes em dez cidades.


O ‘fenômeno’ da multiplicação dos eleitores é percebido com o cruzamento do eleitorado, publicado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e com a população estimada de 2014 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).


Encabeça a lista a cidade de Lastro, no Sertão, que possui 2.787 habitantes e 3.212 eleitores, ou seja, 15,2% a mais.


Em Cajazeirinhas, o eleitorado chega a 3.447 para 3.148 habitantes, uma diferença de 229.


No Curimataú, Algodão de Jandaíra tem 2.723 votantes e 2.461 moradores.


Em relação aos municípios onde não haverá este ano a revisão eleitoral, dois são marcados pelo “excesso” de votantes.


Em Bom Jesus, no Sertão, estão cadastrados 2.742 eleitores aptos a votar, contingente superior aos 2.514 habitantes. Na mesma região, Santa Inês tem o eleitorado de 3.865 para uma população de 3.593.


Em virtude da falta de recursos, o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) está buscando parcerias com prefeituras para viabilizar o cadastramento de eleitores em 98 cidades. No meio de semana, o presidente do TRE, desembargador João Alves da Silva, conclui a penúltima etapa de visitas às cidades contempladas com a Biometria 2015.


Ele se reuniu com autoridades dos municípios que compõem as Zonas Eleitorais de Soledade (23ª), Juazeirinho (56ª), Patos (28ª e 65ª), Santa Luzia (26ª), Teixeira (30ª) e Taperoá (27ª). O encontro conta com a presença de juízes eleitorais, chefes de cartórios, presidentes de câmaras e prefeitos. O último encontro ocorreu em Patos.


“Passamos pelo Litoral, Brejo, Cariri e estamos hoje no Sertão, onde continuaremos na semana seguinte e, nos municípios visitados até agora não encontramos nenhuma dificuldade dos prefeitos ou dos presidentes de câmaras. Todos estão se comprometendo a ajudar”, afirmou João Alves. Os trabalhos foram iniciados nos cartórios e serão intensificados em agosto.





Blog Capoeirense




←  Anterior Proxima  → Página inicial