Vereador Valdemir da Cohab Solicita na Câmara de Vereadores "Olimpíada Municipal de Redação" ~ Macaparana Hoje - Informação com agilidade!

AGORA NO BLOG...

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Vereador Valdemir da Cohab Solicita na Câmara de Vereadores "Olimpíada Municipal de Redação"




Uma outra indicação apresentada pelo vereador foi solicitando a elaboração de um projeto de lei criando o programa Olimpíada Municipal de Redação, em sua justificativa o vereador disse que o objetivo é valorizar a educação, motivar o desenvolvimento das capacidades de conhecimentos da leitura e escrita através da redação. 

Segundo Valdemir, nos dias de hoje em que os jovens enfrentam muitas atividades diárias e em muitos casos não colocam a vida estudantil como prioridade, observamos que o ensino da língua portuguesa que já sofreu mudanças ao longo dos anos na busca de resultados positivos, tem que buscar a melhor metodologia para despertar o interesse do aluno, incentivá-lo à criatividade e melhorar sua aptidão em executar a leitura e escrita, para redigir uma redação com coesão e coerência.

Diz o edil que os jovens que possuem domínio da leitura e escrita, assimilam as aprendizagens com facilidade e suas argumentações e as organizações de suas idéias são mais claras. Assim, o aluno estará sendo preparado para uma vida em que o saber ler e escrever, é cobrado constantemente durante todas as etapas da vida. Os jovens que possuem interesses por cultura e valorizam a leitura, possuem um desenvolvimento superior para efetuar suas redações. Porém, apenas interesse e incentivo não bastam. O aluno em todo seu processo estudantil, além de saber escrever, tem que saber se expressar e expor seu ponto de vista de um modo simples, compreensivo e direto .

O parlamentar afirma que a Redação tem um peso grandioso para os estudantes, ela tem que ser desenvolvida em todas as séries, pois só com a prática diária as melhoras acontecem. Redação boa é aquela cujo estudante demonstra vasta cultura geral, prova por meio de raciocínio concludente que sabe argumentar com coerência e apresenta deduções que denotam a verdade de sua conclusão por se apoiar em premissas admitidas como verdadeiras. Por esses motivos é que a redação tem um grande valor.

Sabemos muito bem que, se nossos alunos tiverem facilidade para escrever e obedecer às competências exigidas da competição das Olimpíadas Municipais de Redação, esses alunos terão um diferencial bastante elevado em relação aos seus concorrentes. Porém, é visível a dificuldade para os professores da disciplina de língua portuguesa ensinar a escrever corretamente, haja vista que, além do desinteresse por parte dos alunos, nós, brasileiros, não temos o hábito de ler, o que impede a boa prática da Redação.

Visto que, tanto no Enem, como na grande maioria dos vestibulares, uma boa redação pode mudar seus resultados.
Porém, escrever bem não é tão simples quanto parece, demandará tempo e paciência, mas não é nada impossível se incentivarmos nossos alunos a praticar a Redação em todas as séries da vida estudantil.


OBSERVAÇÃO: O prefeito Paulo Barbosa e a Secretária de Educação Irene Rodrigues ao receber os oficios das solicitações se mostraram interessados em executar os projetos, convidou o vereador Valdemir para debater mais sobre os mesmos e garantiram que iriam executá-los de maneira transparente e sobretudo responsável . 

O vereador aproveitou o momento e debateu ainda sobre a Bienal do Livro que acontece em Recife de dois em dois anos e ressaltou o possível incentivo para que os professores macaparanenses pudessem participar da feira do livro.




←  Anterior Proxima  → Página inicial