Pernambuco tem a pior situação carcerária do Brasil, diz ONG Internacional ~ Macaparana Hoje - Informação com agilidade!

AGORA NO BLOG...

quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Pernambuco tem a pior situação carcerária do Brasil, diz ONG Internacional





Um levantamento feito pela ONG internacional Human Rights Watch classificou Pernambuco como o estado brasileiro com pior situação carcerária. As penitenciárias abrigam 32 mil presos, quando a capacidade máxima é de apenas 10,5 mil pessoas. A superlotação traz diversos problemas, entre eles as rebeliões. Só neste ano de 2015, três motins aconteceram no Complexo Prisional do Curado, na Zona Oeste do Recife, resultando em um saldo de dois detentos e um sargento da polícia militar mortos, além de 70 feridos.

Outra denuncia grave é a ação de chaveiros, que são os presos que têm a confiança da administração para controlar os outros detentos. Essa prática é proibida e, segundo o Secretário de Ressocialização (Seres), já foram iniciados procedimentos para a eliminação desta função. Outra ação proposta pela Seres é o aumento no número de agentes penitenciários nas unidades prisionais. 

Para a Promotoria de Execuções Penais, o Estado perdeu o controle da situação. O Governo admite o problema da superlotação e promete construir novos presídios. Outro fato apontado pela ONG é alto número de detentos doentes. Atualmente, 410 deles estão com tuberculose e 138 com HIV.





Casinhas PE







←  Anterior Proxima  → Página inicial