Vai à confraternização da empresa? ~ Macaparana Hoje - Informação com agilidade!

AGORA NO BLOG...

quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Vai à confraternização da empresa?


As confraternizações de final de ano das empresas são boas oportunidades para celebrar resultados, conhecer melhor os colegas e se divertir. No entanto, é preciso tomar alguns cuidados para que o comportamento do colaborador na festa não vire o assunto principal no dia seguinte dentro do escritório ou, na pior das hipóteses, cause a demissão dele.




Veja abaixo as perguntas e respostas ↓

Posso beber?

Pode, mas moderadamente, socialmente, pois assim é possível conversar com as pessoas sem “pagar mico” no dia seguinte, sem ter vergonha da turma. Se levar algum convidado, diga a ele para maneirar na bebida também.

Pega mal eu não participar da festa?
Pega muito mal, mas você pode ir e ficar menos tempo. Caso não compareça, vai parecer que você não está nem aí com a empresa, quer não quer ter contato com as pessoas, que não quer fazer parte do time, e nenhuma empresa quer um colaborador que não faz parte do time.

Se eu tirar no amigo secreto uma pessoa com a qual eu não me dou muito bem, fica chato trocar o nome com outro colega?
Não faça isso, será sua sentença de morte dentro da empresa. Se você tem alguma desavença, converse com essa pessoa e, quem sabe, coloque os planos a limpo. Dê o presente que for estipulado por todos.

Posso ir com uma roupa um pouco mais soltinha?
Você pode inovar um pouco, mas cuidado com os decotes e saias muito curtas. Pode colocar uns acessórios a mais e um batom de uma cor diferente, mas sem passar dos limites.

Pode levar filho, esposa, sogra, sobrinho, cachorro?
Geralmente as festas são feitas só para os funcionários, mas às vezes há um acordo nas empresas para liberar os parentes. Aconselho a perguntar se a festa vai ser aberta a todos.

Se a festa for na casa do meu chefe e ele ficar alcoolizado, posso dar um toque nele?
Na casa do chefe indica que ele comanda o pedaço, se você vir que ele está se excedendo e tiver um bom nível de amizade é legal chamá-lo no canto e dar um toque. Se você não se sentir à vontade para fazer isso, avise alguém que é próximo dele. Até porque você está fazendo um grande favor para ele porque imagina no dia seguinte na empresa como vai ficar a imagem desse chefe.

Que roupa posso usar na festa na casa do chefe?
Como se trata de uma ocasião especial, você pode dar uma incrementada, colocar roupas mais sofisticadas que não estão no padrão do seu dia a dia. Só tome cuidado com os decotes e saias curtas.

Que tipo de maquiagem posso usar?
Tem que tomar cuidado para não exagerar, não passar do normal. A simplicidade nesse caso é tudo.

Seria de bom tom usar roupa curta?
Saia um palmo, um palmo e meio acima do joelho está ok, mas não exagere mais que isso, uma camiseta sem muito decote também pode.

Se eu achar minha chefe atraente posso dançar coladinho com ela?
Se sua chefe estiver dando esse espaço pra que as pessoas tirem ela pra dançar ou mesmo se ela tomar a iniciativa de tirar as pessoas, dance, mas cuidado com muito amasso ou muito abraço, porque obviamente ela vai entender isso de outra forma e você tem que se lembrar que tem o dia seguinte na empresa, que as pessoas vão comentar ou postar fotos nas redes sociais e manchar a imagem de vocês. E, assim, você poderá estar assinando sua carta de demissão.

Posso afogar meu chefe na piscina?
Sua vontade pode ser de várias pessoas, mas muita calma nessa hora, principalmente no final de ano que é uma época de confraternização e de tentar ajeitar algumas desavenças. A minha sugestão é que você não afogue seu chefe, converse com ele, veja se você tem algum problema e quem sabe compre um presentinho e de repente isso vire uma coisa recíproca, vocês virem amigos e tenham uma carreira longa no futuro.

É melhor ser mais extrovertida e se divertir ou ficar acanhada e comportada?
A melhor coisa é ser você, se for mais introvertida e fizer uma dancinha mais tranquila não tem problema, o que pode acontecer é a festa pegar fogo e a turma te puxar, e aí você vai. Mas não precisa extravasar. Tem gente que sobe na mesa, quer fazer pole dance na parede e no chefe e isso não pode acontecer de maneira nenhuma. É preferível manter seu ritmo na música, ficar na sua e ser você mesma.

Na minha empresa vai ter uma festa com colaboradores da empresa, só que particular. Eu poderia levar acompanhante?
Tem que combinar entre vocês se pode levar acompanhante, agora muito cuidado ao levar, saber quem está levando, porque tem acompanhante que bebe, que exagera, que vai com decote, sainha. Então presta muita atenção porque ele está te representando nessa festa e pode queimar seu filme se não se comportar bem.

Tem que dar presente caro para o chefe?
Não, a não ser que você queira agradar seu chefe, mas não é necessário. Você tem que dar o presente que foi acordado com o grupo que está fazendo o amigo secreto, principalmente neste ano de crise é melhor economizar.

Se eu estou a fim de um colega de trabalho, é legal chegar nele?
Se você chegar nele numa boa, se estiver consciente do que está fazendo, aproveitando o momento porque vocês estão mais descontraídos, tudo bem. O que não pode é atacar, é agarrar, ir pra cima. Mas você pode chegar, se apresentar, trocar uma ideia, sem problema nenhum.

É indelicado aproveitar a ocasião para pedir aumento?
é muito indelicado e também não é o momento ideal. Nessas horas, a última coisa que seu chefe quer é que você peça aumento ou fale de trabalho. No final do ano, todos estão exaustos, inclusive ele. Pior ainda é tentar fazer isso em dia de festa e ano de crise. Espere a poeira baixar um pouco, quem sabe em uma conversa agendada, um almoço, um café, uma reunião especial.

Posso falar sobre meus anseios profissionais com colegas ou chefia?
Festa é festa, o astral é outro, o foco é outro, as pessoas, tanto seus colegas como chefe, querem aproveitar o momento e devem fazer isso como uma forma de comemorar o ano de trabalho. Aliás, se alguém vier falar com você sobre trabalho, fuja. Você pode ter a sua noite estragada por conta disso.

Posso aproveitar a festa para fazer networking?
Isso deve acontecer de forma natural e acontece. Uma pessoa que talvez você não conheça e está na festa e, em alguma oportunidade, vocês conversam. Nessa hora, você pode se apresentar e lhe dar um cartão de apresentação, ou trocar e-mails. O que é contraindicado é distribuir cartões a todas as pessoas, como se tivesse em um farol de uma grande avenida. Isso não vai pegar bem.

O coach Maurício Sampaio foi às ruas para responder às dúvidas dos trabalhadores...

Marta Cavallini. Do G1, em São Paulo!
←  Anterior Proxima  → Página inicial