Baleia morta está encalhada na Praia de Carne de Vaca, em Goiana ~ Macaparana Hoje - Informação com agilidade!

AGORA NO BLOG...

terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Baleia morta está encalhada na Praia de Carne de Vaca, em Goiana


O animal está em estado de decomposição. É da Prefeitura de Goiana a responsabilidade de retirar o animal da área e analisar os riscos de contaminação



Na final da manhã desta segunda-feira, uma baleia foi encontrada encalhada na Praia de Carne de Vaca, em Goiana, no Litoral Norte de Pernambuco. O animal, que se encontra em estado de decomposição, ainda não teve sua espécie identificada oficialmente. A área recebeu equipe veterinária da Fundação de Mamíferos Aquáticos (FMA) que avaliou a situação para orientar procedimentos a serem seguidos. A Prefeitura de Goiana, responsável pela retirada do mamífero, irá enterrá-lo distante da praia.


A equipe da Fundação isolou o local, no momento cercada por populares, e utilizou equipamentos de proteção para analisar a cena. As medidas foram realizadas para evitar o risco de contaminação. Segundo André Bezerra, morador do local, há um odor forte na praia. "A gente viu a baleia assim que a maré baixou, no começo da tarde. Tem muita gente olhando agora, mas o cheiro é muito ruim e forte. Parece que a baleia está morta há algum tempo, mas só apareceu agora". 


De acordo com O Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Aquáticos (CMA), vinculado ao Instituto Chico Mendes (ICMBio), é de responsabilidade da Prefeitura de Goiana, além de organizar a retirada do mamífero da praia, analisar os riscos que o animal morto pode trazer à população. Para a população que acompanha a cena, a baleia encalhada é da espécie jubarte. Este tipo de animal mede entre 15 e 17 metros, e pode pesar até 40 toneladas.


Outros casos - Em agosto de 2015, uma baleia morta foi encontrada na Praia do Cupe, em Ipojuca, Litoral Sul de Pernambuco. O animal tinha cerca de 10 metros de comprimento. Já no Recife, em 2007, uma baleia cachalote em estado de decomposição encalhou na Praia de Boa Viagem, Zona Sul da cidade. Ela foi empurrada até o calçadão e depois içada por um guindaste.









Diario de Pernambuco/Fotos Blog do Anderson Pereira






←  Anterior Proxima  → Página inicial