Conheça a História do Distrito de Poço Comprido em Macaparana Pernambuco ~ Macaparana Hoje - Informação com agilidade!

AGORA NO BLOG...

terça-feira, 5 de abril de 2016

Conheça a História do Distrito de Poço Comprido em Macaparana Pernambuco


 

Tendo mais de 120 anos, Poço Comprido, teve como um de seus fundadores o Sr. Joaquim Tavares Vieira de Melo. Pois quando criança tomava banho, junto com alguns amigos, em um poço comprido que havia à mais ou menos 3 quilômetros da casa de seus pais, que residiam na Serra do Aburá. Por gostar do local, quando casou, construiu uma casa ao lado do poço e foi morar com sua esposa. 


          

 O Sr. Joaquim era uma pessoa que gostava muito de caçar coelhos, um certo dia quando estava caçando em cima da Pedra do Cruzeiro escorregou na areia sua arma caiu no abismo e ele segurou em uma rama de árvore, tentou sair por diversas vezes então ele fez uma promessa à Nossa Senhora da Conceição, que se escapasse com vida construiria uma Igreja para ela. Até os dias atuais Nossa Senhora da Conceição é a Padroeira de Poço Comprido. A peça de madeira central da referida igreja é de uma árvore chamada Pau D'arco e foi trazida por poucos moradores da Vila em 1896 e até hoje encontra-se lá.


           Após a construção da Igreja foram construídas outras casas e um mercado. O Sr. Joaquim era colecionador de armas, e possuía um verdadeiro arsenal em sua casa, e quando argumentado sobre o porque de tantas armas ele respondia que era para pegar um cangaceiro, Antonio Silvino, que costumava rondar a vila. Sabendo dessa história o cangaceiro cercou sua casa, ateou fogo, o amarrou e o vendeu com um animal por um cruzado.


A filha mais velha do Sr. Joaquim, Júlia Tavares de Oliveira, tem 101 anos e reside no Recife.
           Em março de 1974, houve uma enchente onde todas as casa foram destruídas, restando apenas a igreja e o cruzeiro em frente. Apesar de Ter ocorrido muita morte, segundo sobreviventes, não morreram crianças.


           Em 1975 foi construídas 60 casas doadas pelo Governo do Estado chamado Vila Poço Comprido, hoje Vila Aburá.


Curiosidades da enchente:


- Um dia após a enchente um casal foi procurar o corpo de seu filho (uma criança) chegando próximo a casa da D. Lia (Senhora que gostava de fazer bolos, e no momento da enchente seu forno ainda estava quente)quando ouviu um choro de criança, era seu filho que estava salvo dentro do forno. Assim que retiraram a criança a casa desabou.


- Um senhor estava em frente a igreja ( na época o local era mais alto) quando veio um volume de água muito grande e o arrastou da calçada, então ele conseguiu segurar-se no cruzeiro em frente a igreja ficando lá por toda a noite.


- Uma senhora, que estava em sua casa, foi arrastada pela água após desabamento, e foi salva pela porta do mercado que a jogou para dentro do mercado onde ficou segurando nos penduradores de carne, sendo socorrida no dia seguinte pelo Sr. José Alfredo. Ela ficou hospitalizada por seis meses.


(História contada pelo Sr. José Gomes e redigida Creusa Olívia)



Portal Timbauba Noticias




←  Anterior Proxima  → Página inicial