Em Pernambuco, dos 587 candidatos a prefeitos apenas 97 são mulheres ~ Macaparana Hoje - Informação com agilidade!

AGORA NO BLOG...

sábado, 17 de setembro de 2016

Em Pernambuco, dos 587 candidatos a prefeitos apenas 97 são mulheres



Na Região Metropolitana do Recife (RMR), dos 14 municípios cinco tem candidatas ao cargo majoritário: Olinda, Recife, São Lourenço da Mata, Abreu e Lima e Moreno


Apesar de configurar a maior parcela dos brasileiros, as mulheres não são maioria quando se trata de participação política. Um retrato disso pode ser observado com as candidaturas ao pleito municipal deste ano, principalmente quando se trata das postulações aos cargos majoritários. Em Pernambuco, das 5,9 mil políticas que solicitaram o registro apenas 97 são para a disputa ao comando das prefeituras estaduais. Delas, de acordo com dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE), cinco foram indeferidas.

Das 92 candidatas que disputam o posto de prefeitas, a maioria, 24, são filiadas ao PSB. Partidos como PEN, PCdoB e PMB concorrem apenas com uma postulante cada. Na Região Metropolitana do Recife (RMR), dos 14 municípios cinco tem candidatas ao cargo majoritário.

A pedetista Katiana Gadelha disputa o comando de Abreu e Lima, Patrícia Brasil (PSB) concorre em Moreno e Iris Moura (PSDC) em São Lourenço da Mata. Olinda e Recife são as cidades com mais de uma postulante. Na primeira disputam Teresa Leitão (PT), Luciana Santos (PCdoB) e Izabel Urquiza (PSDB). Já na capital, a democrata Priscila Krause e Simone Fontana (PSTU) integram a concorrência.

Entre as 5,9 mil, a maior parcela - 5,7 mil - concorrem a uma vaga no legislativo e 120 são candidatas a vice-prefeitura. No Brasil, há um total de 158.069 mil candidatas em todo o país. O que representa 31,85% das postulações. Deste, 2.124 mil são candidatas a prefeitas. O número, entretanto, muitas vezes é utilizado apenas para cumprir a legislação que determina a reserva mínima de 30% para um dos dois sexos.

Na última eleição, em 2012, foram eleitas no país 8,2 mil mulheres, sendo elas 657 prefeitas e 7,6 mil vereadoras. O número comprova um crescimento em relação a 2008, quando 7.010 mulheres foram eleitas a esses mesmos cargos.


Fonte Timbauba Agora

←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário