Aluna da EREM Macaparana se Destaca com a Terceira Melhor Redação no concurso Jovem Senador 2016 ~ Macaparana Hoje - Informação com agilidade!

AGORA NO BLOG...

sábado, 8 de outubro de 2016

Aluna da EREM Macaparana se Destaca com a Terceira Melhor Redação no concurso Jovem Senador 2016





Nessa quinta-feira (06/10) foi anunciado os vencedores da etapa nacional do concurso Jovem Senador 2016, promovido anualmente pelo Senado Federal para estimular alunos do ensino médio de escolas públicas a refletir sobre política, democracia e cidadania. O anúncio foi feito pelo primeiro-vice-presidente do Senado, Jorge Viana (PT-AC).


O tema da redação deste ano foi “Esporte: educação e inclusão”, sob inspiração dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio de Janeiro.


De 27 vencedores (um de cada Estado), três redações foram escolhidas como as melhores e a terceira melhor redação foi de Acsa Mendes de Albuquerque, da Escola de Referência em Ensino Médio Profª Benedita de Morais Guerra, em Macaparana (PE), vencedora do Estado de Pernambuco. Ela escreveu “Garantir o acesso à prática esportiva e promover a cidadania”.


O primeiro lugar ficou com Dilson Gabriel Pieve, da Escola Estadual Prefeito Jacy Junqueira Gazola, em Três Pontas (MG). Ele escreveu a redação “O esporte como agente transformador de pessoas e situações”.
Em segundo lugar ficou Isabelle da Silva dos Santos, estudante do Colégio Militar Dom Pedro II, em Brasília (DF), com “Transformando pelo esporte”.
Estes alunos farão parte da delegação de 27 alunos de ensino médio de escolas públicas estaduais, um de cada unidade da federação, que irão a Brasília no mês de novembro para atuar como parlamentares por quatro dias. Eles serão empossados, elegerão uma Mesa Diretora e discutirão projetos de sua própria autoria, que poderão virar projetos de lei no Senado.
O projeto
O Programa Jovem Senador é realizado anualmente e proporciona aos estudantes do ensino médio das escolas públicas estaduais e do Distrito Federal a experiência de aprender como funciona o Poder Legislativo no Brasil. Para isso, exige-se apenas que ele tenha até 19 anos.
O projeto conta com a parceria do Ministério da Educação (MEC), do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e o apoio das secretarias de Educação dos estados e do Distrito Federal.
A participação se dá através de um concurso de redação, com um tema diferente a cada ano. Cada escola seleciona um texto para enviar à Secretaria de Educação do estado, que escolhe três finalistas. Uma comissão do Senado elege os 27 vencedores.
Em 2016, o Jovem Senador mobilizou mais de 113.880 estudantes, que enviaram redações, além de 7.525 professores orientadores.
Assista o vídeo do senador Jorge Viana fazendo o anúncio:













Fonte  Facebook Macaparana em Foco

←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário