AGORA NO BLOG...

sábado, 6 de maio de 2017

Exame Nacional: Inscrições do Enem 2017 começam na segunda (8)







As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começarão na próxima segunda-feira (8). Os candidatos terão até 19 de maio para efetivar o processo de cadastro por meio do endereço http://enem.inep.­gov.br/participante/. O pagamento da taxa deve ser efetivado até o próximo dia 24. Neste ano, o edital do Enem terá algumas mudanças. 

Entre elas, o aumento da taxa de inscrição, que passou de R$68 para R$82; a realização da prova em dois domingos consecutivos; a exclusividade do exame como forma de acesso ao ensino superior (não mais como certificado de conclusão do ensino médio); e a não-divulgação de resultados por escola. A nova portaria foi determinada com base em consulta pública e substitui o documento anterior, em vigor desde 2010.

A isenção da taxa se aplica a estudantes de escola pública concluintes em 2017 e candidatos de baixa renda inscritos no Cad.Único. Para isso, é necessária a apresentação de documentos comprobatórios da condição de vulnerabilidade socioeconômica. Caso a isenção não seja aceita, o candidato deverá gerar um boleto para pagar a taxa. No caso de informações falsas, o concorrente será eliminado e terá que pagar a taxa ao Inep. 

A estudante Márcia Progénia, de 17 anos, conseguiu abater a taxa no ano anterior e está confiante que conseguirá novamente. “Embora seja a mesma prova para estudantes de escolas públicas e particulares, cada um tem sua realidade. É bom procurar com antecedência porque a burocracia é complicada,” afirma ela. 

Embora o encarecimento da prova tenha sido recebido de forma impopular, uma mudança pareceu agradar: a realização do Enem em dois domingos consecutivos, dias 5 e 12 de novembro. Além disso, a política de divulgação também mudará.

A partir de agora, os estudantes terão acesso exclusivamente ao seu desempenho, não mais aos resultados dos demais. Os gabaritos estarão disponíveis no site do Inep em até 3 dias úteis após a realização da prova. O novo edital do Enem pode ser acessado por meio do site do Diário Oficial da União.


Fonte Blog do Anderson Pereira


←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário