AGORA NO BLOG...

sábado, 24 de fevereiro de 2018

Beber vinho ajuda a evitar cáries e gengivite; veja por quê




Resultado de imagem para vinho

A gente já falou por aqui: beber vinho pode deixar sua vida mais feliz (mesmo com aquele papo de que “tomar uma taça por dia faz bem ao coração” não sendo verdade). Agora, um novo estudo está indicando mais um benefício da bebida: o vinho pode fazer bem aos dentes.
A afirmação vem de uma pesquisa feita pela American Chemical Society (uma ONG fundada pelo congresso americano em 1876, com a proposta de fomentar estudos científicos) em parceria com a Universidade de Madri. De acordo com os resultados do estudo, os polifenóis (componentes presentes no vinho) ajudam a manter bactérias nocivas para a saúde oral longe da sua boca. A ideia é que essas substâncias façam as bactérias perderem sua capacidade de se colarem a superfícies bucais, como a gengiva e seus dentes.
A aderência na boca é essencial para a sobrevivência das bactérias prejudiciais. Em geral, as bactérias se prendem aos dentes e de lá começam a se multiplicar e colonizar uma área cada vez maior. Eliminar a capacidade delas de se agarrem aos seus dentes, então, acaba com todo o problema.
Os pesquisadores retiraram moléculas de polifenol de amostras de vinho tinto e as colocaram em contato com bactérias S. mutans e S. dentisani, responsáveis pelo desenvolvimento da gengivite e das caries. Observou-se, então, que os polifenóis, em contato com os microorganismos, reagiam quimicamente produzindo moléculas de água oxigenada – danificando o DNA das bactérias. Mais especificamente, prejudicava a genética bacteriana justamente responsável pela aderência na boca.
Os resultados, no entanto, não são definitivos. Os próprios pesquisadores entendem que a mostra de conclusões é limitada porque o estudo não foi testado efetivamente em uma boca, e sim em ambientes controlados. E, claro, os cientistas não recomendam que você troque a pasta de dente por vinho – pelo contrário, o excesso de álcool pode prejudicar a saúde dental. Mas, pelo menos, você já tem uma desculpa para a próxima vez que alguém resolver caçoar de você pela boa roxa proveniente de uma taça de vinho. Saúde.


Fonte novacruzoficialrn



←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário