AGORA NO BLOG...

quinta-feira, 16 de agosto de 2018

Pesquisa Ipespe Lula Lidera com Folga Cenário Para Presidente em PE




Pesquisa Ipespe/Folha mostra intenção de voto para presidente em PE



Pesquisa foi realizada entre os dias 11 e 13 de agosto, por telefone, ouvindo 800 pessoas, definindo cotas de sexo, idade, localidade, instrução e renda

Na pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe), divulgada em parceria com a Folha de Pernambuco, o ex-presidente Lula (PT) lidera, em Pernambuco, a disputa para a Presidência da República com 55% das menções. 

Na segunda colocação, Jair Bolsonaro (PSL) registra 13%, seguido por Marina Silva (Rede), 7%; Ciro Gomes (PDT), 4%; e Geraldo Alckmin(PSDB), 3%. O senador Alvaro Dias (Podemos) obteve 2% das intenções, e João Amoêdo (Novo) e Vera Lúcia (PSTU) registraram 1%, cada. O ex-ministro Henrique Meirelles (MDB), Cabo Daciolo (Patriota), Guilherme Boulos (PSOL), João Goulart Filho (PPL) e José Maria Eymael (PDC) não pontuaram na amostragem. Os brancos, nulos ou “nenhum” somam 10%, e os entrevistados que não sabem em quem vão votar ou não responderam são 4%.


Pesquisa Ipespe/Folha, em Pernambuco, para presidente da República
Pesquisa Ipespe/Folha, em Pernambuco, para presidente da República - Arte/Folha de Pernambuco
O levantamento também questionou os eleitores sobre as intenções de votos em um cenário com o ex-ministro Fernando Haddad (PT) como candidato, sendo apoiado por Lula. Nesse panorama, o petista aparece na frente, com 27% das menções. Sem Lula, Marina Silvasobe para 15% das intenções de votos, em um empate técnico com Bolsonaro, 14%. 

Considerando a candidatura de Haddad, apesar de Marina ocupar o segundo lugar na pesquisa, quem herda mais votos do ex-presidente é Ciro Gomes, que sobe para 9%. Outro dado que chama atenção é o percentual de votos brancos e nulos, que aumenta significativamente para 20% sem candidatura de Lula. 




pesquisa foi realizada entre os dias 11 e 13 de agosto, por telefone, ouvindo 800 pessoas, definindo cotas de sexo, idade, localidade, instrução e renda. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos, com um intervalo de confiança de 95,45%. Como manda a lei, a pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob os números de protocolo BR-06973/2018 e PE-07336/2018.


Interior e capital

Liderando a pesquisa, Lula possui mais intenções de votos no interior, 57%, e na periferia, 55%. O candidato tem, também, maior percentual entre o eleitorado feminino, 61%. Já Bolsonaro possui o seu melhor desempenho entre os eleitores do Recife, com 19%. 


No quesito idade, Lula registra mais eleitores entre duas faixas etárias - de 25 a 44 anos e de 45 e 59 anos -, com 56% cada, mas segue regular em todas as outras. Bolsonaro, por sua vez, tem o seu maior percentual entre os eleitores com idade entre 25 e 44 anos, 17%.



Renda 

No aspecto de renda, Lula tem o seu melhor desempenho entre os eleitores que recebem até dois salários mínimos, com 60% das menções. Ele também se mantém regular entre os que recebem entre dois e cinco e mais do que cinco salários mínimos, 52% e 37%, respectivamente. Bolsonaro, por sua vez, registra seu maior percentual entre os eleitores que recebem mais de cinco salários mínimos, 22%. 



Considerando a ausência de Lula na disputa, Haddad herda o mesmo eleitorado do ex-presidente, com 29% entre os que recebem até dois salários e 27% entre dois e cinco salários mínimos. 



Escolaridade 

No recorte por instrução, enquanto o eleitorado de Lula é maior entre os que possuem o ensino fundamental, 62%, e o ensino médio, 50%, as menções para Bolsonaro são maiores entre os eleitores com curso superior, 21%. Marina também registra mais menções entre os eleitores com superior, 11%. 



No cenário com Haddad, o petista se mantem próximo de Lula, sendo 30% com ensino fundamental e 25% com o médio. Marina, por sua vez, eleva os votos dos seus eleitores com ensino médio, de 8% para 15%. Bolsonaro, que neste segundo panorama cai para a terceira colocação, mantêm mais votos entre os que têm curso superior, 25%. 



Fonte Folha PE


←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário