AGORA NO BLOG...

quarta-feira, 3 de outubro de 2018

Companhia de energia registra 1,2 mil incidentes com pipas na rede elétrica em oito meses em PE


Celpe aponta que foram, em media, quase cinco ocorrências por dia, com casos de interrupção de fornecimento de energia. Durante todo o ano de 2017, foram 903 casos.


Pipas causam das interrupções na rede elétrica — Foto: Reprodução/EPTV


A prática de empinar pipa, apesar de ser uma brincadeira comum, precisa ser feita sob alguns cuidados. Um levantamento realizado pela Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) aponta que foram registrados 1,2 mil incidentes com pipas na rede elétrica de todo o estado, de janeiro a agosto deste ano. O dado foi divulgado nesta quarta-feira (3).


O número representa uma média de quase cinco casos por dia. De acordo com a empresa, essas ocorrências prejudicaram cerca de 600 mil pessoas, que tiveram o abastecimento de energia elétrica interrompido. Durante todo o ano de 2017 foram registrados 903 casos.


Se empinadas próximas à rede elétrica, as pipas podem se enroscar nos fios de eletricidade e causar danos ao fornecimento de energia de uma grande região e até o rompimento dos fios. Para evitar incidentes, a Celpe recomend que a brincadeira seja realizada apenas em áreas livres, como campos e praias.


O uso de cerol nos fios das pipas é outra prática que agrava esses tipos de incidentes, pois o produto contém raspas de vidro e pó metálico, materiais que tornam a pipa uma condutora de eletricidade, podendo deixar vítimas. Além disso, o cerol pode cortar fios com mais facilidade.Veja dicas para evitar acidentes com pipas:


  • As pipas nunca devem ser empinadas próximas à rede de distribuição. O melhor local para a brincadeira são as áreas livres como campo e praia
  • Nunca use fios metálicos nem papel laminado para confeccionar a pipa, eles são como condutores de energia e podem causar choques fatais
  • Se a pipa ficar presa nos fios elétricos, nunca tente retirá-las. Entre em contato com a Celpe para que uma equipe especializada seja encaminhada
  • Não use cerol. Além do risco de ferir ou mesmo matar, o cerol costuma cortar os fios
  • Não solte pipas em dias de chuva ou vento muito forte. Em caso de relâmpagos, recolha a pipa imediatamente.


Fonte G1 Pernambuco



←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário