AGORA NO BLOG...

quinta-feira, 15 de agosto de 2019

Estudantes pernambucanos criam projeto para reflorestar nascente do Rio Ipojuca


Proteger as nascentes do rio Ipojuca, que nasce no sertão e banha boa parte do estado de Pernambuco é a proposta feita por um grupo de estudantes preocupados com o desmatamento na nascente. Os jovens decidiram aliar seus conhecimentos sobre preservação ambiental com os saberes das famílias agricultoras locais e criar o projeto "Nascente Protegida é Água Garantida", um dos destaques da penúltima edição do Desafio Criativos da Escola.

Foto: Divulgação. (Foto: Divulgação.)

Para promover uma transformação efetiva do território, os estudantes da Escola Estadual Aníbal Cardoso, localizada no município de Ipojuca, no Litoral Sul do estado, se organizaram para reflorestar duas nascentes e um rio de Ipojuca, dominado, em sua maior parte, pela monocultura da cana-de-açúcar. 

Munidos de enxadas e mudinhas, o grupo fez uma ação de plantio que contou com o reforço de representantes da Associação de Moradores de São Miguel, que compartilharam seus conhecimentos sobre como tratar gentilmente a terra para a plantação e como cuidar das mudas. Para garantir o crescimento das plantinhas - já que não poderiam ir ao local diariamente - os jovens criaram um sistema de irrigação feito com garrafas pet, e instalaram placas solicitando aos moradores para que não sujassem as nascentes ao buscar água.

Para a execução de todo o projeto, os estudantes colocaram em prática conhecimentos interdisciplinares de biologia, no reconhecimento dos biomas; de matemática, para a construção do sistema de irrigação; e da história local, por meio de pesquisas sobre os engenhos de açúcar no estado. A iniciativa promoveu também a valorização do conhecimento da comunidade rural, cujos saberes não são aprendidos nas salas de aula. Agora, a ideia é que o projeto não termine com a plantação de mudas, pois os jovens pretendem trabalhar a proposta em outros espaços, inclusive, em universidades estaduais.


Fonte Diario de Pernambuco


←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário