AGORA NO BLOG...

terça-feira, 7 de julho de 2020

Gestores pernambucanos recebem prêmio "Prefeito Amigo da Criança" da Fundação Abrinq


Atibaia recebe avaliação positiva no Programa Prefeito Amigo da Criança, da Fundação  Abrinq – Prefeitura da Estância de Atibaia

O Prefeito de Carnaíba, Anchieta Patriota (PSB), está entre os gestores municipais reconhecidos pela Fundação Abrinq como “Prefeito Amigo da Criança” gestão 2017 – 2020.   O objetivo do programa é de implantar  ações e políticas que resultem em avanços e transformações positivas na garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes. 

De acordo com o Observatório da Criança e do Adolescente (2019) 6.990 crianças e adolescentes vivem em Carnaíba. Patriota assinou o termo de adesão ao Programa Prefeito Amigo da Criança no dia 10/11/2016, já na condição de prefeito. Segundo a instituição, Anchieta Patriota obteve o reconhecimento após avaliação dos últimos quatro anos da sua gestão após alcançar as metas estipuladas pela Fundação Abrinq. 

Entre as ações estão a instalação do Fórum Permanente de Ações de Proteção a Crianças e Adolescentes contra Violências, a redução de 3,5 pontos na média de alunos por turma nas pré-escolas da rede municipal. De 21,1 alunos por turma, em 2016, para 17,6, em 2019 e a redução de 4,1 pontos na taxa de mortalidade infantil do município. De 15,6 óbitos para cada 1.000 nascidos vivos, em 2016, para 11,5 óbitos para cada 1.000 nascidos vivos, em 2018.

E, ainda, o aumento de 9,4 pontos percentuais na taxa de matrículas na Educação Infantil (etapa creche). De 19,2%, em 2016, para 28,6%, em 2019. A Fundação Abrinq  destacou, ainda, "que Carnaíba está em um seleto grupo, uma vez que nessa Edição do Programa participaram 2.346 Municípios, mas apenas 125 destes conseguiram o reconhecimento de “Prefeito Amigo da Criança”.

No âmbito do estado de Pernambuco foram 101 municípios participantes, dos quais apenas 11 conseguiram o selo de “Prefeito Amigo da Criança”. O reconhecimento de “Prefeito Amigo da Criança” é fruto de uma gestão Municipal comprometida e preocupada com o povo carnaibano.

Petrolina

Petrolina também recebeu da Fundação Abrinq o título "Prefeito Amigo da Criança". A notícia foi recebida, nesta quarta-feira (1°), pelo prefeito Miguel Coelho. Entre os fatores que propiciaram o reconhecimento ao prefeito sertanejo está o aumento de 90% nos recursos destinados ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. 

A Prefeitura de Petrolina ainda se destacou  aumentando em 4,2% a taxa de matrículas na pré-escola e 5,4% nas matrículas em creches. A Fundação Abrinq ainda ressaltou a ampliação em 39,5% de professores com ensino superior  nas creches, além de evidenciar um crescimento de 6,5% de nascidos vivos cujas mães fizeram sete ou mais consultas pré-natal.

"Ampliamos a oferta de vagas na primeira infância, reestruturamos a rede de creches e escolas entre diversas outras iniciativas na rede pública de Petrolina. Esse prêmio mostra que estamos no caminho certo e se traduz numa conquista não apenas do prefeito, mas de toda a equipe da prefeitura, que se dedica a cuidar do futuro de nossa gente", destacou o prefeito Miguel Coelho.

Em Pernambuco também foram premiadas as prefeituras de Afogados da Ingazeira, Araçoiaba, Buíque, Carnaíba, Caruaru, Panelas, Pedra, Poção, São Bento do Una e Taquaritinga do Norte. A premiação existe desde 1996, indicando os municípios com experiências mais exitosas nas políticas para crianças e adolescentes. 



Fonte Diario de Pernambuco


←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário