AGORA NO BLOG...

domingo, 1 de novembro de 2020

Polícia Federal desfaz carreata de candidato a prefeito de Salgueiro e prende participantes


 Ação foi executada na manhã desse sábado (31), depois que a corporação recebeu uma denúncia sobre a realização do ato. Carreatas políticas eleitorais com aglomerações estão proibidas pelo TRE-PE.





A Polícia Federal de Pernambuco desarticulou, nesse sábado (31), uma carreata política que estava sendo realizada na cidade de Salgueiro, no Sertão de Pernambuco. O evento era promovido pelo candidato a prefeito do município, Dr Marcones Libório de Sá (PSB), e desobedecia a determinação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE), que proibiu atos políticos eleitorais com aglomeração, em razão da pandemia da covid-19.

A PF desencadeou a ação por volta das 10h de ontem, depois do recebimento de uma denúncia sobre a realização do ato. Os agentes se encaminharam para as proximidades do cemitério do município com o apoio da Polícia Militar (PM), e confirmaram a informação denunciada.

Na ação, foram flagrados buzinaços, carros de som em alto volume, motos e muitas bandeiras. Segundo a polícia, dois participantes da carreata foram detidos no local e levados à delegacia da PF em Salgueiro, onde assinaram um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e foram liberados para responder o processo em liberdade. Outras pessoas que estavam presentes conseguiram fugir de motocicleta.

Proibição 

O TRE-PE (Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco), por meio de sessão virtual realizada na quarta-feira, dia 28 de outubro, suspender as propagandas eleitorais presenciais, relacionadas à Campanha Eleitoral 2020, em todo o estado de Pernambuco.

A suspensão foi proposta pelo presidente do TRE-PE, o desembargador Frederico Ricardo de Almeida Neves. No plenário da Corte Eleitoral, a questão foi aprovada por 6 a 0  (houve uma abstenção). para evitar aglomerações de pessoas.

Conforme conta na minuta, a decisão abrange atos causadores de aglomerações, mesmo que sejam realizados em espaços abertos, semi-abertos ou em formato drive-in. São eles: bandeiraços, comícios, passeatas, carreatas, entre outros que se assemelhem; a minuta sinaliza a proibição para confraternizações, eventos presenciais, inclusive os de arrecadação de recursos de campanha, ainda que no formato drive-thru. Estão suspensos, portanto, em todos os 184 municípios do Estado.

←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário